Mundo

Disparos de militares matam uma pessoa no leste da Ucrânia

Três das vítimas eram rebeldes

Agência France-Presse
postado em 10/10/2015 13:02
A violência se intensificou neste sábado (10/10) no leste da Ucrânia, reduto dos rebeldes pró-russos, onde uma pessoa foi morta e outras três ficaram feridas, após várias semanas de aplicação quase total da trégua lançada no início de setembro.

As três vítimas rebeldes (um morto e dois feridos) são combatentes, informou à AFP o líder militar separatista Eduard Basurin, após a divulgação de informações de que eram civis.

As informações sobre o tipo de armas utilizadas também eram confusas. Primeiro os separatistas mencionaram disparos de tanques e depois de morteiros.

Leia mais notícias em Mundo

O incidente ocorreu perto das ruínas do aeroporto de Donetsk, destruído após meses de combates.

O exército ucraniano acusou os separatistas pelo ataque e informou que foi registrado um ferido em suas fileiras. "Sofremos disparos de armas de fogo, em particular de uma metralhadora de alto calibre e de um lançador de granadas" provenientes do aeroporto de Donetsk, informou à AFP um porta-voz militar ucraniano, Oleksandr Zavtonov.

"Nós respondemos, para poder evacuar o ferido, com armas de fogo, mas não utilizamos as proibidas (pelos acordos de paz)", completou.

A missão da Organização para a Cooperação e a Segurança na Europa (OSCE), que mobilizou observadores no leste da Ucrânia, não estava disponível para dar informações sobre este incidente.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, havia reconhecido na quarta-feira a existência de uma verdadeira trégua no leste separatista pró-russo do país, mas afirmou que a guerra ainda não terminou.

O conflito no leste separatista, sob controle pró-russo, provocou a morte de mais de 8.000 pessoas desde abril de 2014.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação