Mundo

EUA avança em diálogo com Rússia sobre espaço aéreo na Síria

Forças russas e americanas realizam operações contra jihadistas

Agência France-Presse
postado em 10/10/2015 16:31
O Pentágono anunciou neste sábado (10/10) que obteve "progressos" nas conversações que mantém com a Rússia para evitar acidentes no espaço aéreo da Síria, onde as forças russas e americanas realizam operações contra jihadistas.

"As discussões foram profissionais e estiveram focadas na instrumentação de procedimentos de segurança específicos", disse o secretário de imprensa do Pentágono, Peter Cook.

"Houve progressos durante o diálogo e os Estados Unidos concordaram em manter outra conversa com a Rússia em um futuro próximo.

Leia mais notícias em Mundo


A videoconferência entre os representantes dos dois países durou cerca de 90 minutos.

Cook deu poucos detalhes, exceto que as conversações entre funcionários da Defesa de Rússia e EUA se concentraram nas "medidas que podem adotar" os aviões russos e da coalizão liderada por Washington "para promover operações aéreas seguras sobre a Síria".

No dia 30 de setembro, a decisão de Moscou de informar vagamente que iniciaria sua campanha de bombardeios na Síria, apenas uma hora antes do primeiro ataque, irritou profundamente os comandantes militares americanos.

As duas partes realizaram uma videoconferência no dia seguinte para evitar incidentes militares na Síria, com o objetivo de afastar os aviões russos do trajeto de drones e aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos, formada para combater o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação