Mundo

Donald Trump diz que política de Angela Merkel sobre refugiados 'insensata'

Magnata afirmou que solução seria zona de exclusão aérea no norte da Síria

Agência France-Presse
postado em 11/10/2015 16:06
Donald Trump, favorito das primárias republicanas às eleições presidenciais americanas, declarou neste domingo (11/10) à rede CBS que o que a chanceler alemã, Angela Merkel, está fazendo a favor dos refugiados é "insensato".

"Não gosto das migrações. Não gosto das pessoas que vem (...) Vai haver distúrbios na Alemanha. O que ela (Angela Merkel) tem feito na Alemanha é insensato", declarou Trump.

O magnata, que já fez declarações polêmicas contra os imigrantes mexicanos nos Estados Unidos, disse ser "sem dúvida" favorável a receber 10 mil refugiados em seu país.

Mas "200.000 pessoas?! Seria um enorme cavalo de Troia (...) se houver algumas pessoas do grupo Estado Islâmico (EI)" - declarou.

Leia mais notícias em Mundo

Está previsto que a Alemanha receba entre 800 mil e 1 milhão de refugiados neste ano, e Merkel afirma que seu país tem a capacidade de acolhê-los.

Contudo, Donald Trump propõe, como alternativa, a criação de uma zona de exclusão aérea no norte da Síria para os refugiados. Os países do Golfo teriam que "agarrar um grande pedaço da Síria e criar uma zona segura para as populações".

O candidato afirmou também que se "poderia ter usado" a força contra o presidente sírio, Bashar Al-Assad, quando utilizou armas químicas, e completou "que provavelmente (poderá) se entender bem com (o presidente russo) Vladimir Putin", porque "Obama não gosta dele".

"Enquanto (Putin) atacar o EI, sou a favor "dos bombardeios russos na Síria", completou.

O milionário também mencionou, na mesma entrevista, a questão das armas. Neste sentido, afirmou que anda armado "às vezes" e sugeriu aos americanos que façam o mesmo em caso de tiroteio.

"Me sinto muito melhor quando estou armado", explicou.

"Se todo mundo nesta sala" da universidade do Oregon (noroeste), onde um homem de 26 anos matou no último 1; de outubro nove pessoas antes de se suicidar, "tivesse uma arma, o resultado poderia ter sido melhor".

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação