Mundo

Tropas de Assad avançam na Síria com o apoio de bombardeios da Rússia

O Ministério de Defesa da Rússia informou ter atingido 53 alvos que seriam do Estado Islâmico nas últimas 24 horas

Agência Estado
postado em 12/10/2015 12:32
Os caças russos intensificaram bombardeios nesta segunda-feira em uma província na porção central da Síria, ajudando o governo e tropas aliadas a expulsarem insurgentes do grupo Estado Islâmico de vilarejos e a expandirem seu controle na região. O avanço é a mais recente tentativa do governo de Bashar Assad para retomar áreas rurais da província de Hama e da planície de Sahl al-Ghab. O território liga Hama à província de Idlib, controlada pelos insurgentes, e fica próxima de Latakia, região que serve de fortaleza para o presidente e para a minoria religiosa Alawite, da qual Assad faz parte.

[SAIBAMAIS]O Ministério de Defesa da Rússia informou ter atingido 53 alvos que seriam do Estado Islâmico nas últimas 24 horas, destruindo centros de comando e depósitos de munição e combustível, bem como supostos campos de treinamento para militantes estrangeiros Segundo os russos, os ataques ocorreram em Hama, Latakia e Idlib, além da província de Homs. A Rússia insiste que só tem por alvo o Estado Islâmico e outros "terroristas" e tem liderado ofensivas em áreas controladas tanto pelos rebeldes quanto pela Frente Nusra, um braço da Al-Qaeda no país. A coalizão de rebeldes, que inclui a Nusra, controla Idlib, região da qual as tropas de Assad foram expulsas em setembro, no que foi uma das principais derrotas para o governo.



"Nos últimos dias os terroristas tentavam desesperadamente transportar munição, armamentos, combustível e suprimentos de Raqqa para a linha de batalha", afirmou o ministério russo, em referência à província controlada pelo Estado Islâmico. O órgão acrescenta que "parte significativa" dos suprimentos foi destruída nos bombardeios.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos afirma que ao menos 30 ataques aéreos ocorreram em Kfar Nabudeh, enquanto tropas do governo e combatentes do Hezbollah entravam no vilarejo vindos do sul. A Shaam News Network, plataforma de mídia liderada por ativistas, disse que forças do governo foram emboscadas dentro da vila, que foi fortificada com túneis subterrâneos. Em nota, o Exército da Síria informa ter tomado controle da vila e de outras regiões próximas, mas a informação ainda não foi confirmada por observadores independentes. Fonte: Associated Press.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação