Mundo

Nascem os primeiros filhotes da panda do Canadá no zoológico de Toronto

Pandas nascem cegos e têm apenas o tamanho de um pedaço de manteiga

Agência France-Presse
postado em 13/10/2015 17:11

Pandas nascem cegos e têm apenas o tamanho de um pedaço de manteiga

Ottawa, Canadá - O nascimento dos primeiros filhotes da panda gigante do no Canadá foi anunciado nesta terça-feira (13/10) pelo jardim zoológico de Toronto.

Er Shun, um dos dois pandas emprestados ao zoológico pela China, deu á luz no início do dia a gêmeos pesando apenas 187.7 e 115 gramas.

Pandas nascem cegos e têm apenas o tamanho de um pedaço de manteiga. Os filhotes, que têm 1/900 o tamanho de sua mãe, têm a pele =rosa com pelo branco curto e escasso.

Funcionários do zoológico disseram que Er Shun demonstrou "excelentes instintos maternais e começou a limpar e ninar o primeiro filhote logo após o seu nascimento".

Leia mais notícias em Mundo

Os dois recém-nascidos, no entanto, são muito vulneráveis %u200B%u200Be os próximos dias - que vão passar a maior parte em uma incubadora sob observação de especialistas em panda canadenses e chineses - serão "críticos para sua sobrevivência".

"Estamos muito orgulhosos de contribuir para a sobrevivência desta espécie ameaçada", disse o diretor do zoológico, John Tracogna, em comunicado.

Er Shun e Da Mao chegaram a Toronto em 2013, e foram recebidos pelo primeiro-ministro Stephen Harper e sua esposa. Eles serão transferidos para o zoológico de Calgary em 2018 para uma estadia de cinco anos antes de voltar para a China.

O pai dos gêmeos pode ser um dos três pandas, incluindo Da Mao, depois que Er Shun passou por dois processos de inseminação artificial em maio, segundo o zoológico.

Filhotes gêmeos de panda nasceram no zoológico nacional Smithsonian de Washington em agosto passado, embora um tenha morrido de pneumonia após alguns dias.

O filhote sobrevivente foi batizado Bei Bei pela primeira-dama Michelle Obama e sua homóloga chinesa, Peng Liyuan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação