Mundo

Candidata alemã a prefeita de Colonia é esfaqueada por motivos racistas

Reker, gravemente ferida no pescoço, era a responsável pela recepção dos refugiados na prefeitura de Colonia

Agência France-Presse
postado em 17/10/2015 11:38
Berlim, Alemanha - Uma candidata à prefeitura de Colonia (oeste da Alemanha), Henriette Reker, foi esfaqueada neste sábado por motivos "racistas", vinculados à política de recepção de refugiados, no momento em que fazia campanha em um mercado, anunciou a polícia regional.

Reker, gravemente ferida no pescoço, era a responsável pela recepção dos refugiados na prefeitura de Colonia, explicou Wolfgang Albers, chefe de polícia de Renania do Norte-Westfalia.

"Neste contexto, privilegiamos uma ação política" disse.

O agressor, um alemão desempregado há muito tempo e detido depois do crime, "disse que cometeu o ato com uma motivação racista", disse o chefe de polícia de Colonia, Norbert Wagner.

Reker, candidata sem partido, mas apoiada pelos conservadores (CDU) de Angela Merkel, é uma das candidatas favoritas à prefeitura de Colonia, a quarta maior cidade da Alemanha, com 980.000 habitantes.

Ela sofreu "ferimentos graves", mas o quadro é "estável", afirmou Albers.

Com uma queda nas pesquisas e uma rebelião dentro do próprio partido, a chanceler Angela Merkel enfrenta um crescente descontentamento após 10 anos de poder na Alemanha por sua política de abertura aos refugiados.

A Alemanha deve receber em 2015 entre 800.000 e um milhão de refugiados, um recorde sem precedentes, segundo as estimativas oficiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação