Mundo

Guardião do dogma católico abre a porta para os divorciados recasados

De acordo com os relatores dos trabalhos, apenas uma minoria dos bispos defenderam abertamente a comunhão para divorciados novamente casados

Agência France-Presse
postado em 20/10/2015 12:02
O guardião do dogma católico, o cardeal alemão Gerhard Ludwig Müller, defendeu a possibilidade de acesso aos sacramentos para os divorciados novamente casados ao examinar "casos específicos", em uma entrevista dada à margem do Sínodo sobre a família.

Em uma entrevista publicada na revista alemã Focus, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) refere-se a esta possibilidade de dar a comunhão aos divorciados recasados %u200B%u200B"examinando as situações e casos individuais". Ele sugere a possibilidade de acesso aos sacramentos "de acordo com sua consciência".

O teólogo alemão conservador, citando João Paulo II (1981), enfatiza a necessidade de "discernir as situações", como por exemplo "entre aqueles que tentaram sinceramente salvar o primeiro matrimônio ou que foram injustamente abandonados".

Há também casos em que "uma falha grave destrói um casamento canonicamente válido", ou "aqueles que contraíram um segundo casamento pelo bem da educação de seus filhos, e que por vezes têm a consciência, a certeza subjetiva, de que o casamento anterior (...) nunca foi válido".



Baseando-se em um texto de João Paulo II, o cardeal Müller corta a grama debaixo dos pés de quem poderia querer acusá-lo de trair a doutrina. De acordo com os relatores dos trabalhos, apenas uma minoria dos bispos defenderam abertamente a comunhão para divorciados novamente casados.

Para reforçar sua reivindicação, os bispos favoráveis %u200B%u200Bcitaram histórias verdadeiras, como a de uma criança que, depois de receber a hóstia das mãos do padre, partiu-a e deu um pedaço a seu pai divorciado que se casou novamente. Outros prelados lamentaram a discrição do Sínodo sobre certos assuntos sensíveis.

Dom Peter Doyle, bispo de Northampton (Inglaterra), entrevistado pela Rádio Vaticano, lamentou a ausência da questão dos homossexuais nos debates. O Sínodo descartou a questão por "não saber o que dizer, por enquanto", disse ele, afirmando que esse tema merece um sínodo sozinho.

O secretário de Economia, o cardeal australiano George Pell, do campo dos conservador, defendeu fortemente o conceito de Igreja universal, num momento em que alguns sugerem soluções tendo em conta as diferenças culturais e geográficas, incluindo sobre a questão dos divorciados novamente casados. "Católico, isso significa universal, não continental", insistiu à agência CNA.

O Papa Francisco lançou um apelo no sábado, em um discurso chave, pela descentralização e o fortalecimento da colegialidade. Vários bispos desejam que os casos particulares de divorciados novamente casados possam ser tratados ao nível de diocese.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação