Mundo

Pequim e Paris defendem acordo "juridicamente vinculativo" na COP21

Pequim e Paris declararam que são "favoráveis a uma revisão completa a cada cinco anos sobre os progressos"

Agência France-Presse
postado em 02/11/2015 10:03
A China e a França concordaram em trabalhar para "alcançar um acordo ambicioso e juridicamente vinculativo" na conferência de Paris sobre as mudanças climáticas.

Este acordo deve ser acompanhado de mecanismos de monitoramento dos compromissos esperados, de acordo com uma declaração conjunta dos presidentes chinês e francês, Xi Jinping e François Hollande.

Leia mais notícias em Mundo


Estes compromissos serão alvos de uma "revisão completa a cada cinco anos", indica a declaração emitida pelos dois presidentes, que ressaltaram a sua "determinação de trabalhar juntos" para o sucesso da conferência.

A um mês antes da abertura da conferência, que deve reunir cerca de 193 países, Pequim e Paris se pronunciaram a favor de que um acordo seja "juridicamente vinculativo" e "reflita o princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas" para limitar o aumento da temperatura global abaixo de 2;C.

Pequim e Paris declararam que são "favoráveis a uma revisão completa a cada cinco anos sobre os progressos", e ressaltaram a necessidade de um "sistema de transparência melhorado para reforçar a confiança mútua".

O presidente chinês considerou que esta declaração conjunta, que engloba 21 pontos, mostra "o compromisso comum de fazer com que a conferência de Paris seja um sucesso".

O presidente Hollande estimou, por sua vez, que significava "um grande passo" para um acordo na COP21.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação