Mundo

Bill Clinton cético por acordo na Conferência do Clima de Paris

Ex-presidente americano afirmou que a expectativa midiática contribui para estimular as pessoas para "fazer coisas que funcionem"

postado em 10/11/2015 18:11
Penonomé, Panamá - O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton manifestou nesta terça-feira (10/11) no Panamá que não espera grandes acordos na conferência de Paris para frear o aquecimento global, embora tenha considerado que ajudará a gerar mais investimentos para proteger o meio ambiente.

"Não espero grandes acordos, mas penso que como resultado da cúpula teremos mais investimentos em eficiência energética e mais investimentos em energia limpa", manifestou Clinton durante visita a um projeto de sua Fundação no país centro-americano.

"Sinceramente não sei o que vai acontecer, mas acredito que toda esta expectativa midiática contribui para que as pessoas que atualmente podem tomar decisões estimulem umas às outras para fazer coisas que funcionem", afirmou o ex-presidente.


Clinton fez estas declarações a jornalistas durante uma visita a um parque eólico promovido pela Fundação Clinton em Penonomé, 150 quilômetros a sudoeste da capital panamenha.

A Conferência de Paris (COP21), entre 30 de novembro e 11 de dezembro, contará com a presença de 117 chefes de estado e governo.

Os países apressam as negociações para um acordo de 2020 para mitigar os efeitos das alterações climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que em 2014 atingiram um novo recorde, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.

Os compromissos apresentados até agora pela maioria dos 195 países que participam na Conferência de Paris prevê um aumento catastrófico em temperaturas de 4;C, quando os países procuram que este aumento não é maior do que 2;C.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação