Mundo

Líder de instituição sunita pede para não associar extremismo ao Islã

O imã fez estas declarações no início de uma reunião do Conselho de Sábios Muçulmanos, uma instituição que reúne dignatários muçulmanos de diversos países

Agência France-Presse
postado em 21/11/2015 11:45
O grande imã da mesquita de Al Azhar, no Cairo, a principal instituição do Islã sunita, considerou neste sábado "injusto" atribuir ao Islã os "crimes" cometidos por grupos "terroristas".

"O terrorismo não tem religião", afirmou o xeque Ahmed al Tayeb, que lamentou que o Islã leve a culpa pelos "crimes de explosão e destruição (...) simplesmente porque quem os comete grita ;Allahu Akbar; (;Deus é maior;, em árabe)".

O imã fez estas declarações no início de uma reunião do Conselho de Sábios Muçulmanos, uma instituição que reúne dignatários muçulmanos de diversos países, entre eles Egito, os Emirados Árabes Unidos e a Somália.

Al Tayeb pediu pata que as pessoas façam a diferença "entre o Islã, sua cultura e sua civilização, e uma pequena minoria que não representa nada sobre o conjunto dos muçulmanos pacíficos".

O religioso criticou também "aqueles que queimaram o Corão e os lugares de culto muçulmanos no Ocidente". Devem "saber que tais atos também são terrorismo (...) que alimenta a ideologia terrorista que sofremos", declarou.

Desde os atentados de Paris, foram registrados vários atos islamófobos em diversos países europeus, inclusive na França, onde uma jovem que usava o véu islâmico foi agredida na última quarta-feira na cidade de Marselha.

Leia mais notícias em Mundo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação