Mundo

Europa vai instalar detectores de metais para trem de alta velocidade

A expectativa é que o novo dispositivo esteja em todos os trens até 20 de dezembro

Agência France-Presse
postado em 24/11/2015 08:58
Em agosto, o trem Thalys foi alvo de tentativa de atentado feito por um homem com uma arma

Paris, França -
A Europa instalará "portas de acesso com detectores de metais para o trem Thalys" de alta velocidade nas estações de Paris, Lille (França), Bruxelas, Amsterdã e Colonia (Alemanha), anunciou nesta terça-feira (24/11) a ministra francesa da Ecologia, Segolene Royal.

[SAIBAMAIS]Os dispositivos serão instalados em "Lille e Paris até 20 de dezembro", informou Royal, que também é responsável pelos Transportes. A medida, adotada como uma resposta aos atentados de 13 de novembro em Paris, também será aplicada para o trem Thalys em Bruxelas, Amsterdã e Colonia.

Em caso de necessidade, nestas estações a "França instalará as portas de acesso com detectores para que sejam coerentes com as instaladas em Paris", completou a ministra francesa. Para reforçar a segurança nas estações que recebem trens de percurso internacional", o governo estuda a "possibilidade de instaurar a venda de passagens nominais", como acontece no transporte aéreo, disse Royal.

Além disso, o governo pretende instalar pontos de controle dos passageiros e das bagagens, com base nos meios da SNCF, a empresa pública de ferrovias, segundo a ministra.



"Os postos de controle são muito tranquilizadores para os viajantes, afirmou Segolene Royal. Isto é feito de forma muito simples nas casas de espetáculos. A ideia é que as gares nas estações sejam acessíveis apenas aos passageiros. As medidas devem ser aplicadas "rapidamente", explicou a ministra Royal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação