Mundo

Otan convoca reunião a pedido da Turquia por avião russo derrubado

A Turquia derrubou um avião militar russo que, segundo Ancara, violou seu espaço aéreo perto da fronteira com a Síria, uma afirmação desmentida por Moscou

Agência France-Presse
postado em 24/11/2015 10:27
A Otan convocou uma reunião extraordinária de seus 28 representantes permanentes a pedido da Turquia para informar aos Aliados sobre o avião russo derrubado nesta terça-feira (24/11) pela aviação turca. A Aliança Atlântica afirmou anteriormente que estava em contato com a Turquia a respeito do incidente. "A Otan segue de perto a situação. Estamos em contato com as autoridades turcas", afirmou a fonte.

[SAIBAMAIS]A Turquia derrubou um avião militar russo que, segundo Ancara, violou seu espaço aéreo perto da fronteira com a Síria, uma afirmação desmentida por Moscou. O ministério russo da Defesa admitiu que o avião de combate Su-24 pertence a sua Força Aérea, mas afirmou que "estava exclusivamente no espaço aéreo sírio". "Hoje, em território sírio, caiu um avião Su-24 pertencente à Força Aérea russa mobilizada na Síria, em consequência de disparos supostamente procedentes de terra", afirma um comunicado.



O ministério russo indicou que o aparelho "estava exclusivamente no espaço aéreo sírio" e voava a uma altitude de 6.000 metros quando foi derrubado. Desde o início da intervenção militar russa para apoiar o regime de Bashar al-Assad, no fim de setembro, os incidentes de fronteira se intensificaram entre Ancara e Moscou.

A tensão entre os dois países aumentou nos últimos dias, após uma série de bombardeios russos que, segundo Ancara, atingiram localidades da minoria turcófona da Síria. A Turquia convocou na sexta-feira o embaixador russo para advertir sobre as "graves consequências" da operação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação