Mundo

Rússia quer criar um "Estado-Maior" para o combate ao Estado Islâmico

A ideia é existir uma aliança entre o país e França, Estados Unidos, Turquia

Agência France-Presse
postado em 25/11/2015 09:23
Moscou, Rússia - A Rússia está disposta a formar um "Estado-Maior conjunto" contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que inclua França, Estados Unidos e Turquia, apesar da tensão com Ancara após a derrubada de um caça russo, afirmou o embaixador de Moscou em Paris.

[SAIBAMAIS]"Estamos dispostos a planejar em conjunto ataques contra posições do EI e formar, para isto, um Estado-Maior conjunto com França, Estados Unidos e todos os países que queiram estar na coalizão", declarou o embaixador Alexander Orlov à rádio francesa Europe 1. "Os turcos, se também desejarem, são bem-vindos", completou.

Depois de uma reunião na terça-feira (24/11) na Casa Branca com o presidente francês François Hollande, o presidente americano Barack Obama disse que "ajudaria muito" que a Rússia trabalhasse com Washington e outros países para acabar com a guerra civil na Síria.

Obama advertiu, no entanto, que para trabalhar com a Rússia, este país deverá concentrar seus ataques na Síria contra o Estado Islâmico, e não outros grupos rebeldes hostis ao presidente sírio Bashar al-Assad, aliado de Moscou.

A esperança de formar a coalizão se complicou na terça-feira, quando a Turquia, membro da Otan e da coalizão antijihadista, derrubou um caça russo, que segundo Ancara teria violado seu espaço aéreo perto da fronteira com a Síria.



Um dos pilotos russos morreu, enquanto o outro foi resgatado pelo exército sírio, segundo o embaixador Orlov. O piloto "conseguiu escapar e, segundo as informações mais recentes, foi resgatado pelo exército sírio e deve retornar à base aérea russa", declarou o embaixador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação