Mundo

Membros da UE vão fornecer apoio militar direto ou indireto à França

"A Europa se sente totalmente envolvida com a ação militar que devemos empreender" para neutralizar o grupo Estado Islâmico (EI), afirmou o o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian

Agência France-Presse
postado em 25/11/2015 16:51
Paris, França - Os 27 parceiros da França na União Europeia vão fornecer apoio militar direto ou indireto às operações francesas no exterior, anunciou nesta quarta-feira (25/11) o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian.

"Cada um dos 27 países (da UE) decidiu fornecer apoio para a França, seja em forma de apoio direto no palco sírio, um apoio indireto às nossas operações no Levante, ou um apoio indireto em outros palcos onde as forças francesas estão atuando", indicou o ministro, sem especificar a natureza da assistência solicitada por Paris após os atentados de 13 de novembro.

Até agora, a Alemanha anunciou o envio de 650 soldados para o Mali, enquanto a Grã-Bretanha ofereceu aos caças franceses sua base aérea no Chipre.


A ajuda à França de todos os países membros da UE permitirá "uma redução de nossas forças, uma reorientação e uma melhor utilização de nossas possibilidades", comemorou Jean-Yves Le Drian, durante um debate na Assembleia Nacional pontuada por uma votação sobre a extensão do envolvimento militar francês na Síria por três meses.

"Esta ação europeia coletiva iniciada pela França, por meio da ativação do artigo 42.7 do Tratado de Lisboa, é uma novidade importante", acrescentou o ministro.

"A Europa se sente totalmente envolvida com a ação militar que devemos empreender" para neutralizar o grupo Estado Islâmico (EI), que assumiu a responsabilidade pelos ataques mortais em Paris (130 mortos, 350 feridos), considerou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação