Mundo

Turquia divulga gravações de áudio com alertas a avião da Rússia

Os registros indicam que o avião havia sido advertido várias vezes de que estava se aproximando do espaço aéreo da Turquia e deveria mudar de rota

Agência Estado
postado em 26/11/2015 10:59
A Turquia divulgou gravações de áudio nas quais militares turcos fazem seguidos alertas ao piloto de um avião da Rússia, antes de a aeronave ser abatida na terça-feira na região de fronteira entre o território turco e a Síria.

Os registros, disponibilizados para a Associated Press nesta quinta-feira (25/11), indicam que o avião havia sido advertido várias vezes de que estava se aproximando do espaço aéreo da Turquia e deveria mudar de rota. A Turquia derrubou o avião Su-24 na terça-feira, insistindo que ele violou seu espaço aéreo, apesar de repetidas advertências. Foi a primeira vez em meio século que um membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) derrubou um avião russo.

[SAIBAMAIS]O piloto russo que sobreviveu negou que o avião tenha violado o espaço aéreo turco e também que a Turquia tenha realizado repetidas advertências. A série de dez áudios foi divulgada pelo escritório do primeiro-ministro turco. Nas gravações, uma voz pode ser ouvida dizendo em um inglês ruim: "Esta é a Força Aérea Turca falando em guarda. Você está se aproximando do espaço aéreo turco. Mude imediatamente sua direção para o sul". A maior parte dos áudios é incompreensível, mas o tom de voz fica mais agitado conforme os alertas ficam aparentemente sem resposta.



Os registros divulgados envolviam apenas as advertências turcas, sem respostas de um piloto russo. Não estava claro se as respostas foram recebidas mas não foram divulgadas pelo governo turco ou se os pilotos russos nunca responderam aos alertas e nem mesmo se escutaram esses alertas. Um dos pilotos russos foi morto por militantes na Síria, após se ejetar do avião. O outro foi resgatado pelo Exército sírio e passa bem. Um militar russo foi morto pelos militantes durante a operação de resgate.

Falando em comentários televisionados da base russa na Síria, o piloto sobrevivente, capitão Konstantin Murakhtin, insistiu que o avião não entrou no espaço aéreo turco "nem por um segundo". Fonte: Associated Press.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação