Mundo

Obama diz, em Paris, que chegou o momento de salvar o planeta

Barack Obama expressou o seu apoio à França depois dos "terríveis atentados" terroristas de dia 13 de novembro último

postado em 30/11/2015 14:21
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelou hoje (30), em Paris, a todos os líderes mundiais para ;estarem à altura; dos desafios colocados pelas alterações climáticas, reforçando que chegou o momento de a comunidade internacional decidir salvar o planeta.

Ele discursou na 21; Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), que se realiza em Paris.

;Temos o poder de determinar o nosso futuro aqui e agora, mas só se mostrarmos que estamos à altura do desafio;, disse, dirigindo-se aos cerca de 150 governantes reunidos na capital da França.



O presidente dos Estados Unidos, a primeira economia mundial e o segundo emissor mundial de gases de efeito de estufa (depois da China), reconheceu a influência do seu país no aquecimento global e assumiu ;a responsabilidade de fazer algo; para mudar o cenário.

Em seu pronunciamento, Obama rejeitou o argumento de que a luta contra as alterações climáticas será uma má notícia para a economia.

;Provamos que não há mais conflito entre um crescimento econômico forte e a proteção ambiental;, afirmou.

;Quebramos os velhos argumentos da inação. (;) Isso deveria dar-nos esperança;, disse Obama, que recordou as palavras do ativista dos direitos civis Martin Luther King.

;Acredito nas palavras de Martin Luther King Junior de que não existe tal coisa de ser tarde demais;, disse Obama.

Para Obama, se os líderes internacionais ;agirem aqui e agiram agora; não será tarde demais. Frisou que as decisões agora tomadas terão repercussões nas próximas gerações, o que irá representar ;uma recompensa gratificante;.

Os Estados Unidos assumiram o compromisso de reduzir entre 26 a 28% as suas emissões de gases de efeito estufa até 2025, em comparação a 2005.

Barack Obama expressou o seu apoio à França depois dos ;terríveis atentados; terroristas de dia 13 de novembro último.

;Não só para levar à Justiça a rede terrorista responsável pelos ataques [reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico], mas também para proteger os nossos povos e defender os valores que nos fazem fortes e livres;, afirmou.

Obama considerou que manter a realização da conferência de clima (CPO 21) é ;um ato de desafio; para aqueles que ;querem destruir o mundo; atual.

A COP 21, que terminará dia 11 próximo, tem como meta conseguir um acordo internacional sobre a redução de emissões de gases com efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global e pelas suas consequências catastróficas, principalmente o aumento do nível do mar.

Limitar o aquecimento global a dois graus celsius até o final do século é a grande meta e, para muitos, a única forma de evitar os piores efeitos das mudanças climáticas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação