Mundo

COP21: manifestações marcam fim das negociações contra o aquecimento global

Enquanto se aguarda a aprovação final do acordo realizado em Le Bourget, ao norte de Paris, os críticos ao projeto fizeram ouvir sua voz num palanque improvisado

Agência France-Presse
postado em 12/12/2015 16:03
Paris, França - Afresco humano, "linha vermelha", minuto de silêncio: milhares de militantes ambientalistas marcaram neste sábado em Paris o final das negociações contra o aquecimento global (COP21) com iniciativas festivas e simbólicas - acompanhadas de perto pela polícia.

Enquanto se aguarda a aprovação final do acordo realizado em Le Bourget, ao norte de Paris, os críticos ao projeto fizeram ouvir sua voz num palanque improvisado

Destaque entre os eventos realizados em inúmeros pontos da capital francesa, uma manifestação reuniu 6.500 pessoas de acordo com a polícia, 15.000 segundo os organizadores no gramado do Champ de Mars, no sopé da Torre Eiffel, sob a guarda das forças de segurança.

Enquanto se aguarda a aprovação final do acordo previsto para a COP21, realizada em Le Bourget, ao norte de Paris, os críticos ao projeto fizeram ouvir sua voz num palanque improvisado.

[SAIBAMAIS]

"Li o projeto de acordo final. Este texto, como já era de se esperar, vai nos levar ao desastre. Nossos representantes querem colocar o mundo no seu limite, mas não deixaremos isso acontecer", afirmou a militante anti-globalização canadense Naomi Klein, símbolo dos ambientalistas radicais.



"Nós somos a última geração que poderá impedir o caos climático", protestou outro interlocutor, pedindo para que a multidão presente se mobilize.

Após duras negociações com as autoridades, em alerta por medo de ações de pequenos grupos anti-globalização violentos, os organizadores concordaram com uma dispersão às 13h30 (de Brasília). Na hora marcada, os manifestantes deixaram o Champ de Mars em calma.

No começo do dia, perto do Arco do Triunfo, um longo banner de tecido vermelho simbolizando a "linha vermelha" que não vai ser cruzada nas negociações sobre o clima foi colocado ao longo de toda a avenida de la Grande Armée, do lado oposto à Champs-Elysées.

No local, 3.500 manifestantes, segundo a polícia, se reuniram em uma atmosfera festiva.

Jaquetas vermelhas, chapéus, cachecóis e tulipas vermelhas tinham invadido a calçada. À imagem do ativista que debaixo de um grande guarda-chuva vermelho segurava uma folha com a frase "Je suis Clima".

Na manhã deste sábado, um grande afresco humano também foi realizado por militantes mobilizados nas ruas da capital. Eles conseguiram marcar graças a um sistema GPS através do celular as palavras Clima, Justiça e Paz em pequenos pontos verdes num mapa interativo de Paris (www.climatejusticepeace.org).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação