Mundo

Independentistas formam governo na Catalunha

Em uma mudança surpreendente dos acontecimentos, o presidente regional Artur Mas renunciou no sábado a sua reeleição para facilitar uma grande coalizão

Agência France-Presse
postado em 10/01/2016 11:10
Os independentistas da Catalunha escolhem neste domingo (10/1) o presidente do governo que deve liderar o plano de secessão da região do nordeste da Espanha, enquanto o país se encontra sem governo e politicamente fragmentado após as eleições legislativas de dezembro.

Em uma mudança surpreendente dos acontecimentos, o presidente regional Artur Mas renunciou no sábado a sua reeleição para facilitar uma grande coalizão de conservadores, progressistas e anticapitalistas que, com maioria absoluta no parlamento regional, deseja proclamar em 18 meses a independência da Catalunha.

Na tarde de domingo, o Parlamento escolherá como sucessor de Mas o político Carles Puigdemont, atual prefeito de Girona, reduto nacionalista que fica 100 km ao norte da cidade, e deve dar início a uma legislatura destinada a criar um severo conflito com Madri.

Enquanto os independentistas concentram forças, a quarta maior economia da Eurozona se encontra sem governo e com um cenário político muito fragmentado após as eleições de 20 de dezembro, vencidas pelo presidente de governo conservador Mariano Rajoy, mas longe da maioria absoluta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação