Mundo

Coreia do Sul diz que não tolerará lançamento de foguete do Norte

Coreia do Norte advertiu três agências da ONU sobre sua intenção de lançar entre 8 e 25 de fevereiro um foguete que transporta um satélite

Agência France-Presse
postado em 04/02/2016 09:16
Seul, Coreia do Sul- A Coreia do Sul advertiu nesta quinta-feira que não tolerará um novo disparo de foguete anunciado pela Coreia do Norte e prometeu que o derrubará se ameaçar seu território.

Três semanas depois de um teste nuclear condenado pela comunidade internacional, a Coreia do Norte advertiu três agências da ONU sobre sua intenção de lançar entre 8 e 25 de fevereiro um foguete que transporta um satélite.

O lançamento pode ocorrer em 16 de fevereiro, aniversário do falecido líder Kim Jong-I, pai do atual número um, Kim Jong-Un.

A Coreia do Norte afirma que seu programa espacial tem objetivos puramente científicos, mas os Estados Unidos e seus aliados consideram que encobre seu programa de desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), proibido pela ONU.

"O anúncio de que a Coreia do Norte lançará um míssil de longo alcance após seu teste nuclear é uma ameaça para a paz na península coreana e para o mundo inteiro e não deve ser tolerada", disse a presidente sul-coreana, Park Geun-Hye.

A Coreia do Sul considera que o que o Norte chama de "foguetes espaciais" são, na realidade, mísseis de longo alcance.

O anúncio representa um novo desafio para a comunidade internacional, que ainda não entrou em acordo sobre como reagir ao lançamento realizado no dia 6 de janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação