Mundo

Russos questionam imparcialidade do secretário-geral da ONU sobre conflito

Para porta-voz russa, Ban Ki-moon %u201Cpraticamente responsabilizou a Federação Russa da deriva das negociações sírias em Genebra e da degradação da situação humanitária no país%u201D.

postado em 08/02/2016 20:10
A Federação Russa questionou hoje (8) a imparcialidade do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, por responsabilizar o país pela interrupção das discussões sobre a paz na Síria.

;Pensamos sempre que os comentários do dirigente máximo de uma organização mundial devem manter a imparcialidade e a objetividade. Neste caso, isso claramente não aconteceu;, afirmou, por meio de comunicado, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, María Zajarova.

Segundo ela, Ban Ki-moon ;praticamente responsabilizou a Federação Russa da deriva das negociações sírias em Genebra e da degradação da situação humanitária no país;.

Leia mais notícias em Mundo

Em declarações ao diário Financial Times, o dirigente da ONU declarou que, ;assim que a reunião [de Genebra] foi convocada, os bombardeios russos continuaram e começou a ofensiva terrestre em Alepo;.

Desde que o mediador da ONU, Staffan de Mistura, anunciou na quinta-feira (4) o adiamento das negociações de Genebra até o próximo dia 25 todos os olhares se dirigiram para a Federação Russa, o principal aliado do regime sírio do presidente Bachar al-Assad.

Depois de semanas de uma aproximação gradual entre os Estados Unidos e a Federação Russa, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, acusou os russos de bombardearem de maneira indiscriminada as zonas controladas pelos opositores a Al-Assad e pediu ao Kremlin que declarasse um cessar-fogo imediato.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, foi mais longe e acusou os russos de, com os bombardeios aéreos, minarem ;os esforços para encontrar uma solução política para o conflito;.

Em reação, o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashénkov, disse ontem (7) que, ;graças às ações das forças aéreas russas, em poucos meses os sírios acreditaram que, apesar de tudo, é possível combater e eliminar o terrorismo internacional no seu país;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação