Mundo

Fundador do WikiLeaks se diz contra candidatura de Hillary à presidência

Segundo Assange, se Hillary chegar à Casa Branca, vai fomentar conflitos "que vão propagar o terrorismo".

postado em 09/02/2016 19:47
O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, disse hoje (9) que é contra a candidatura de Hillary Clinton à Presidência dos Estados Unidos (EUA) , por entender que a ex-secretária de Estado norte-americana defende uma "guerra estúpida e sem fim". Hillary Clinton é candidata às primárias pelo Partido Democrata para as eleições presidenciais norte-americanas.

Segundo Assange, se Hillary chegar à Casa Branca, vai fomentar conflitos "que vão propagar o terrorismo". O ativista ficou famoso ao divulgar milhares de documentos diplomáticos secretos dos Estados Unidos.

Leia mais notícias em Mundo

"Há muitos anos que lido com Hillary Clinton e li milhares de comunicações diplomáticas. Hillary não tem capacidade de análise e vai empurrar os Estados Unidos para conflitos infinitos", afirmou Assange, refugiado desde 2012 na Embaixada do Equador em Londres.

Ele disse que a guerra na Líbia "é o Iraque" de Clinton, que foi secretária de Estado entre 2009 e 2013. "A guerra de Hillary avivou o terrorismo, matou dezenas de milhares de civis inocentes e fez retroceder em centenas de anos os direitos das mulheres no Oriente Médio."

Assange, de 44 anos, é acusado pela Suécia de crimes sexuais. Na semana passada, o ativista australiano considerou "uma vitória" o parecer do grupo de trabalho sobre detenções arbitrárias da Organização das Nações Unidas (ONU), que considerou a detenção dele ilegal.
Assange está na embaixada do Equador onde pediu asilo. O governo da Suécia informou que vai apresentar um novo pedido para interrogar o australiano na representação diplomática em Londres.
Ele encontra-se na embaixada desde 2012, após um longo processo legal no Reino Unido, que terminou com a decisão de entregá-lo às autoridades da Suécia, onde é suspeito de crimes sexuais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação