Mundo

Apresentadora de TV do Irã rompe tabu ao expor assédio sexual de ex-chefes

Emissora suspendeu dois diretores após denúncias. Incidente gerou debates nas redes sociais

postado em 11/02/2016 19:43

[VIDEO1]

Denúncias de assédio sexual no trabalho publicadas por uma apresentadora de televisão do Irã têm motivado mulheres a expor seus dramas sobre um problema tradicionalmente não reconhecido no país. Shenna Shirani, da Press TV, divulgou na própria conta no Facebook áudios de dois homens, seus ex-chefes, supostamente praticando este crime contra ela.

Uma das publicações expõe supostos pedidos de favores sexuais feitos por Hamid Reza Emadi, um dos diretores executivos do canal, durante uma conversa telefônica. A gravação continua com o homem dizendo que está deitado nu na cama. Ele insiste que "sempre ajudou" a colega e implora para ter sexo por telefone com a apresentadora "por apenas cinco minutos", segundo informações do jornal americano The New York Times. O áudio já foi ouvido mais de 133 mil vezes desde o último dia 5.

Leia mais notícias em Mundo

Outra postagem mostra captura de tela de uma conversa pela rede social na qual ele pediria para ela remover as denúncias da página. A apresentadora teria se demitido após o suposto assédio e se mudado de país, antes de relatar o caso na rede. Ela trabalhava na Press TV desde 2007, é divorciada e tem um filho, segundo informações do portal de notícias iraniano Iran Wire.

As denúncias causaram efeito na emissora: na última segunda-feira (8/2), a Press TV anunciou a suspensão de dois executivos, sem divulgar os nomes deles. Além disso, o incidente também levou a debates em redes sociais. Mulheres alegaram que este tipo de assédio é comuns no Irã, onde o desemprego é elevado e as leis favorecem os homens. Além disso, postaram mensagens de apoio à apresentadora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação