Mundo

A caçadora de nazistas Beate Klarsfeld recebe cidadania israelense

"Como alemã, e não como judia, é uma honra para mim receber esta cidadania", respondeu Klarsfeld ao ministro

Agência France-Presse
postado em 15/02/2016 19:20

Jerusalém - Beate Klarsfeld, a caçadora de nazistas alemã, recebeu, nesta segunda-feira (15/2), a cidadania israelense com título honorário por "sua contribuição ao povo judeu", apesar de não ser judia, constatou um jornalista da AFP.

"É uma honra para mim atribuir-lhe a nacionalidade israelense", afirmou o ministro do Interior, Arye Deri, entregando-lhe seu documento de identidade em seu escritório. "A senhora é uma heroína que dedicou a vida ao povo judeu", acrescentou Deri.

"Como alemã, e não como judia, é uma honra para mim receber esta cidadania", respondeu Klarsfeld ao ministro.

Leia mais notícias em Mundo

Ela revelou à AFP seu orgulho de ser israelense, recordando seu compromisso a favor de Israel por mais de 50 anos.

Beate Klarsfeld, de 77 anos (filha de um soldado de Wehrmarcht, o exército alemão), e seu marido Serge Klarsfeld, de 79 anos, judeu e filho de deportados, criaram a Associação de Filhos e Filhas de Deportados Judeus da França (FFDJF).

Este casamento teve um papel essencial para o julgamento de Klaus Barbie, o chefe da Gestapo na região de Lyon (França), durante a Segunda Guerra Mundial, assim como o de vários funcionários franceses que colaboraram com os nazistas, como René Bousquet, Paul Touvier, Jean Legua e Maurice Papon.

Em outubro passado, foram nomeados embaixadores honorários e enviados especiais da Unesco para o ensino da história do Holocausto e a prevenção do genocídio.

Serge Klarsfeld e seu filho, o advogado Arno Klarsfeld, já tinham nacionalidade israelense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação