Mundo

Ministra francesa do Meio Ambiente assume presidência da COP21

Laurent Fabius, que em um primeiro momento pensou em acumular suas funções de presidente da COP21 e do Conselho Constitucional, renunciou na segunda-feira em uma carta dirigida a Hollande

Agência France-Presse
postado em 17/02/2016 08:23

As funções de Ségolène Royal foram ampliadas

Paris, França - A ministra francesa do Meio Ambiente, Ségol;ne Royal, anunciou nesta quarta-feira que assumirá até novembro a presidência da conferência sobre o clima da ONU (COP21), que o ex-titular de Relações Exteriores Laurent Fabius deixou devido ao seu novo cargo à frente do Conselho Constitucional.

Em novembro, a presidência recairá no Marrocos para a COP22. Enquanto isso estão previstas várias reuniões formais, em particular o lançamento, em 22 de abril em Nova York, da assinatura do acordo obtido em dezembro em Paris.

[SAIBAMAIS]O presidente François Hollande "me propôs esta responsabilidade e eu a aceitei", declarou Royal, ex-mulher de Hollande, ao canal iTÉLÉ.

Laurent Fabius, que em um primeiro momento pensou em acumular suas funções de presidente da COP21 e do Conselho Constitucional, renunciou na segunda-feira em uma carta dirigida a Hollande.

Organismo independente, o Conselho Constitucional é responsável por velar pelo respeito da Constituição francesa e verificar a conformidade das leis com a Carta Magna.

Na reorganização governamental da semana passada, as funções de Ségol;ne Royal foram ampliadas e seu cargo agora é o de ministra do Meio Ambiente, Energia, Mar e "encarregada das relações internacionais sobre o clima".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação