Mundo

China instala radares em ilhas em disputa no Mar da China Meridional

Estes radares permitem "melhorar de forma exponencial" a capacidade de vigilância do país nesta região estratégica, estimaram os analistas

Agência France-Presse
postado em 23/02/2016 11:45
Beijing, China - A China está instalando radares em ilhas em litígio situadas no Mar da China meridional, afirmou um centro de estudos americano, baseando-se em fotos de satélite do arrecife de Cuarteron (Huayang em chinês) do arquipélago Spratly.

Estes radares permitem "melhorar de forma exponencial" a capacidade de vigilância do país nesta região estratégica, estimaram os analistas.

As imagens divulgadas pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) mostram, ao que parece, um radar de alta frequência, um farol, um bunker subterrâneo, uma plataforma para helicópteros e equipamentos de telecomunicações.

Outras fotos, dos arrecifes próximos de Gaven, Hugher, Johnson South, mostram instalações similares.

Estas fotografias são divulgadas uma semana após a China admitir que mobiliza armas há vários anos em outras ilhas disputadas do Mar da China do Sul, no arquipélago Paracelso.

A China reivindica a soberania de quase todo o Mar da China Meridional, pelo qual transita um terço da carga mundial de petróleo.

Esta posição irrita Vietnã, Filipinas, Brunei, Malásia e Taiwan, que reivindicam diferentes ilhas desta zona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação