Mundo

Esquerda suspende negociação para formar governo com socialistas na Espanha

O Partido Socialista Espanhol (PSOE) chegou a um acordo com o Partido Ciudadanos (centro-direita) para apoiar a indicação de Pedro Sanchez à presidência do governo

Agência France-Presse
postado em 24/02/2016 13:41
O partido de esquerda radical espanhol Podemos suspendeu nesta quarta-feira as negociações com os socialistas para a formação de um governo depois do acordo assinado horas antes por estes com o partido de centro-direita Ciudadanos.

"Esse acordo vai no sentido contrário ao que estávamos falando em nossa mesa de negociação", afirmou o número dois do Podemos, Íñigo Errejón, cujo apoio é crucial para que o Partido Socialista consiga a posse a partir de 1o. de março.

"Se o PSOE mudar de opinião, nossa mão continua estendida", acrescentou.

[SAIBAMAIS]Mais cedo, o Partido Socialista Espanhol (PSOE) chegou a um acordo com o Partido Ciudadanos (centro-direita) para apoiar a indicação de Pedro Sanchez à presidência do governo, segundo anunciou nesta quarta-feira o deputado socialista Antonio Hernando.

Leia mais notícias em Mundo

Mais de dois meses após as eleições gerais de 20 de dezembro, o documento que sela o acordo entre socialistas e o partido de centro-direita seria apresentado aos respectivos órgãos dirigentes e depois à imprensa e assinado por seus líderes no Congresso (câmara baixa do Parlamento), acrescentou Hernando.

No dia anterior, os dois partidos já haviam anunciado que estavam perto de um acordo envolvendo um programa de "regeneração democrática", em um país minado pela corrupção.

Este programa passa por uma reforma constitucional e prevê importantes reformas de ordem territorial e judicial, como acabar com a imunidade parlamentar e limitar a presidência a dois mandatos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação