Mundo

Filipinas detêm navio norte-coreano em aplicação de sanções da ONU

Este é o primeiro caso de aplicação das sanções, as mais duras implementadas até hoje

Agência France-Presse
postado em 05/03/2016 12:14
Manila, Filipinas - As Filipinas anunciaram neste sábado (5/3) a detenção de um navio norte-coreano, em aplicação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que intensifica claramente as sanções internacionais decididas após os testes nuclear e de míssil balístico realizados por Pyongyang. O mercante "Jin Teng", de 6.830 toneladas, não foi autorizado a zarpar do porto de Subic, a nordeste de Manila, onde está ancorado há três dias. Sua tripulação será expulsa, declarou o porta-voz da Presidência filipina, Manolo Quezon, à emissora estatal Radyo ng Bayan.

Este é o primeiro caso de aplicação das sanções, as mais duras implementadas até hoje, adotadas na noite de quarta-feira pelo Conselho de Segurança. "O mundo está inquieto com o programa de armas nucleares da Coreia do Norte e, enquanto membro das Nações Unidas, as Filipinas devem cumprir com sua parte para aplicar as sanções", disse Quezon.

[SAIBAMAIS]Uma equipe da ONU é esperada para a inspeção do navio no porto, situado perto de uma antiga base naval americana, disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Charles José. O "Jin Teng" foi inspecionado neste sábado com a ajuda de aparelhos eletrônicos de detecção de armas, segundo o porta-voz da guarda-costeira, Armand Balilo. Os 21 membros da tripulação são "muito cooperativos", afirmou.

A Coreia do Norte não tem embaixada nas Filipinas. Contactadas pela AFP, suas embaixadas na Tailândia e na Indonésia não quiseram se pronunciar. Em Subic não há mais barcos norte-coreanos, segundo Balilo. O "Jing Teng", carregado de palmitos, chegou na quinta-feira a Subic procedente do porto indonésio de Palembang, apenas algumas horas após a adoção das sanções nas Nações Unidas. A resolução, apresentada pelos Estados Unidos, foi aprovada por unanimidade, inclusive pela China, única aliada de Pyongyang.



As negociações entre os Estados Unidos e a China duraram sete semanas para chegar a um acordo sobre o pacote de sanções, mas o impacto real das medidas depende em grande parte de como Pequim as implementará. Algumas horas depois da adoção da resolução, a Coreia do Norte, cada vez mais isolada na questão de seu arsenal nuclear, lançou seis mísseis de curto alcance no mar, segundo o ministério da Defesa sul-coreano.

De acordo com o ministério, seis projéteis de um alcance aparente de 100 a 150 km foram lançados no mar do Japão. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, também fez uma ameaça nuclear. "Devemos estar preparados sempre, em cada instante, para utilizar nosso arsenal nuclear", declarou, citado na sexta-feira pela agência de notícias oficial norte-coreana KCNA. A Coreia do Norte recebeu quatro séries de sanções internacionais desde seu primeiro teste nuclear, em 2006.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação