Mundo

Negociações sobre Síria podem começar em 10 de março, afirma ONU

As negociações serão indiretas, disse o enviado das Nações Unidas

Agência France-Presse
postado em 05/03/2016 16:17
Beirute, Líbano - A nova rodada de negociações sobre a Síria pode começar em 10 de março, indicou o enviado especial da ONU Staffan de Mistura em uma entrevista publicada neste sábado. A data de início destas negociações, as segundas deste tipo durante o ano, foi adiada de 7 a 9 de março por questões logísticas.

[SAIBAMAIS]"Nosso objetivo é retomar o processo a partir da tarde de 9 de março", disse De Mistura ao jornal pan-árabe Al-Hayat, embora tenha esclarecido que provavelmente elas começarão dia 10. "Alguns participantes chegarão no dia 9. Outros, devido aos problemas de reserva de hotel, no dia 11 e outros no dia 14", acrescentou.



As negociações serão indiretas, disse o enviado da ONU. No início de fevereiro uma primeira rodada ficou suspensa devido à intensificação dos bombardeios russos na Síria. A Rússia realiza desde setembro uma campanha aérea para apoiar o regime de Bashar al-Assad.

Desde então, Rússia e Estados Unidos, com o auspício da ONU, acordaram uma trégua, embora a oposição continue sendo reticente em participar do diálogo. Desde que o conflito na Síria começou, em março de 2011, mais de 270 mil pessoas morreram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação