Mundo

Gêmeos descobrem que têm pais diferentes após passarem por exames de DNA

Caso ocorreu no Vietnã e seria o primeiro deste tipo no país. Especialistas explicam as duas possibilidades para a ocorrência do fenômeno, chamado superfecundação heteropaternal

postado em 08/03/2016 17:37

A diferença do tipo de cabelo de dois gêmeos, de 2 anos, despertou uma dúvida em seus pais, sobre uma possível troca de bebês na maternidade, no Vietnam. Intrigados por uma das crianças ter cabelo grosso e ondulado, enquanto a outra possui pelos finos e lisos, o casal passou por exame de DNA e teve uma descoberta inusitada: os irmãos têm pais diferentes.

Os testes, feitos pelo Centro de Análise Genética e Tecnologia de Hanoi, capital vietnamita, provou que os gêmeos pertencem à mulher. O exame apontou também que o marido dela, de 34 anos, é pai de apenas um dos irmãos, como informa o portal de notícias Viet Nam News.

O caso seria o primeiro deste tipo ocorrido no país.

Superfecundação

O ginecologista Antônio César Barbosa explica que há duas maneiras para a ocorrência do fenômeno, denominado superfecundação heteropaternal. ;Ou a mulher fez uma fertilização in vitro (técnica laboratorial) ou teve relação sexual com dois homens;, comenta. ;O óvulo de uma mulher tem um tempo de vida de mais ou menos 12 horas. Mas podem ficar vivos por dois ou até três dias. Já os espermatozóides podem durar, no útero, até sete dias. Então, é possível que dois óvulos tenham fecundado;, acrescentou o especialista, que atua na área de reprodução assistida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação