Mundo

Computador vence primeira de 5 partidas contra campeão mundial de Go

A partida foi assistida por centenas de especialistas, jornalistas e personalidades em uma sala de imprensa, onde havia uma grande tela

Agência France-Presse
postado em 09/03/2016 10:12

Seul, Coreia do Sul -Um supercomputador desenvolvido pelo Google causou sensação nesta quarta-feira ao derrotar o campeão mundial de Go na primeira partida de um torneio para determinar quem é melhor, o homem ou a máquina.

[SAIBAMAIS]Depois de três horas e meia de partida em um grande hotel em Seul, Lee Se-Dol, o maior especialista neste jogo de origem oriental há uma década, decidiu abandonar o jogo quando percebeu que não teria chances de bater o computador AlphaGo.

Em outubro passado, o supercomputador havia derrotado por 5-0 o campeão europeu, Fan Hui.

Depois da partida, Lee Se-Dol, de 33 anos, retirou-se sem fazer comentários. Os comentaristas observaram que Lee Se-Dol cometeu alguns erros no final do jogo.

A partida foi assistida por centenas de especialistas, jornalistas e personalidades em uma sala de imprensa, onde havia uma grande tela.

O jogo despertou tanto interesse que foi transmitida ao vivo na internet e por emissoras de televisão da Coreia do Sul, China e Japão.

Esta batalha de cinco partidas irá demonstrar o progresso da Inteligência Artificial (IA) nos últimos dez anos.

A supremacia do computador já foi demonstrada no xadrez, quando o supercomputador Deep Blue da IBM derrotou o então campeão de xadrez, Garry Kasparov.

Mas os especialistas acreditavam que a máquina teria mais dificuldades no Go, muito mais complexo e com uma enorme quantidade de opções e combinações que o xadrez.

AlphaGo utiliza a "aprendizagem profunda" (Deep Learning), método de aprendizagem automático concebido com base em camadas de "neurônios" artificiais que imitam o cérebro humano.

Esta primeira vitória da AlphaGo aumenta o suspense deste duelo que acontece até 15 de março.

Se vencer, Lee Sedol levará um prêmio de um milhão de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação