Mundo

Agente secreto triplo é condenado a 8 anos de prisão na Alemanha

Os documentos entregues incluíam informações sobre as atividades do BND e a identidade de pessoal do serviço de arquivos

Agência France-Presse
postado em 17/03/2016 10:32

Berlim, Alemanha - Um ex-agente dos serviços secretos alemães foi condenado nesta quinta-feira a oito anos de prisão por alta traição, depois de ter colaborado, ao mesmo tempo, com a CIA e a Rússia, informou a imprensa local.

[SAIBAMAIS]Markus Reichel, de 32 anos, também foi considerado culpado de violação de segredos e de corrupção pela Corte Regional de Munique (sul).

O tribunal, no entanto, decretou uma pena inferior aos 10 anos pedidos pela promotoria.

Ele começou a trabalhar para o BND, serviço federal de inteligência alemão, em 2007, onde ganhava 1.200 euros por mês. Entre 2008 e 2014, repassou mais de 200 documentos à CIA, pelo que recebeu 95.000 euros.

Os documentos entregues incluíam informações sobre as atividades do BND e a identidade de pessoal do serviço de arquivos.

Também foi acusado de repassar documentos ao consulado russo em Munique.

Sua prisão em julho de 2014 abalou o país, já muito indignado com o caso das escutas telefônicas contra a chanceler Angela Merkel por parte dos serviços americanos.

Pouco depois, Berlim expulsou o chefe da CIA na Alemanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação