Mundo

Finlândia e Rússia fecham rota do Ártico aos refugiados

A Finlândia, país de 5,4 milhões de habitantes, recebeu 32.000 pedidos de asilo no ano passado

Agência France-Presse
postado em 23/03/2016 18:31
A Finlândia anunciou nesta quarta-feira ter assinado com a Rússia um acordo para proibir o acesso à fronteira norte aos refugiados, fechando, com isto, a rota do Ártico ao espaço Schengen. "Só os cidadãos de Finlândia, Rússia e Belarus (...) poderão cruzar a fronteira nos postos de controle de Salla e Raja-Jooseppi, no norte da Finlândia", indicou o governo em um comunicado.

A Finlândia, país de 5,4 milhões de habitantes, recebeu 32.000 pedidos de asilo no ano passado

[SAIBAMAIS]"O objetivo destas restrições é lutar contra a imigração ilegal organizada", acrescentou. Anunciado um dia depois do encontro entre os presidentes Sauli Niinisto e Vladimir Putin, em Moscou, este acordo, válido por seis meses, entrará em vigor assim que suas modalidades forem validadas nos dois países.

Leia mais em Mundo

Mais de 1.700 solicitantes de asilo, a maioria afegãos e sírios, entraram no espaço Schengen por estes dois postos fronteiriços nos últimos quatro meses. A Finlândia, país de 5,4 milhões de habitantes, recebeu 32.000 pedidos de asilo no ano passado.

A Lapônia finlandesa viu chegar no começo do ano candidatos a asilo que não eram mais autorizados a cruzar a fronteira entre a Noruega e a Rússia, um pouco mais ao norte. Em 2015, 5.500 pessoas tomaram a difícil via do Ártico rumo à Noruega. Criticada por várias ONGs e pelo Alto Comissariado para os Refugiados por ter abandonado à própria sorte no Ártico russo, em temperaturas polares, refugiados com recursos escassos, alguns deles legítimos solicitantes de asilo, a Noruega recusa-se desde o fim de janeiro a fazer expulsões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação