Mundo

Morre rinoceronte em risco de extinção descoberto na Indonésia

O raro animal foi preso no mês passado na província de Kalimantan Oriental, perto de uma zona mineradora e de plantações onde o mamífero lutava para sobreviver

Agência France-Presse
postado em 05/04/2016 12:22

Jacarta, Indonésia - Um rinoceronte de Sumatra, uma espécie em risco de extinção, morreu poucas semanas depois de ter sido encontrado na parte indonésia de Bornéu, declarou nesta terça-feira um responsável do Meio Ambiente.

O raro animal foi preso no mês passado na província de Kalimantan Oriental, perto de uma zona mineradora e de plantações onde o mamífero lutava para sobreviver.

[SAIBAMAIS]Tratava-se do primeiro contato físico com este tipo de rinoceronte em Bornéu em mais de 40 anos; durante muito tempo acreditou-se que a espécie havia desaparecido definitivamente. Mas a fêmea, chamada Najaq, morreu por uma infecção em seus membros, depois que sua saúde se deteriorou nos últimos dias, declarou um funcionário do ministério indonésio de Meio Ambiente.


"A morte deste rinoceronte de Sumatra atesta sua existência em Bornéu", afirmou à AFP Tachrir Fathoni, acrescentando que a Indonésia seguirá trabalhando para proteger esta espécie.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação