Mundo

Malauí decreta desastre nacional por seca e falta de alimentos

Zimbábue, Moçambique e Zâmbia registram o mesmo tipo de problema

Agência France-Presse
postado em 13/04/2016 10:50
Blantyre, Malawi - O presidente de Malauí, Peter Mutharika, decretou nesta quarta-feira (13/4) estado de desastre nacional no país em consequência da falta de alimentos provocada pela seca, que também causa estragos em outros países do sul da África.

Zimbábue, Malauí, Moçambique e Zâmbia registram o mesmo tipo de problemas. A África do Sul anunciou na segunda-feira que a seca mais recente foi a pior do último século. "Declaro Malauí em estado de desastre nacional, após os prolongados períodos de seca durante a temporada 2015/16", afirma o presidente Mutharika em um comunicado.



"A queda esperada na colheita de milho é de 12% na comparação com o ano passado", explicou. "No período 2016/2017 teremos mais pessoas em estado de insegurança alimentar, que precisarão de ajuda humanitária", completa a nota oficial.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) informou que atualmente presta assistência a três milhões de pessoas em Malauí, onde 23 dos 28 distritos do país estão seriamente afetados pela seca. No vizinho Zimbábue, 2,8 milhões de pessoas, mais de 25% da população rural, não têm o suficiente para comer. O PMA está ajudando atualmente 730 mil pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação