Mundo

Berlim autoriza ação penal turca por sátira contra presidente turco

Ancara formalizou um protesto depois que o popular comediante Jan Boehmermann recitou um poema no qual afirma que Erdogan mantém relações sexuais com cabras e ovelhas, e o chamava de pedófilo

Agência France-Presse
postado em 15/04/2016 10:04
Berlim, Alemanha - A chanceler alemã Angel Merkel autorizou nesta sexta-feira uma ação penal impetrada pela Turquia contra um comediante alemão que leu na tv um duro poema satírico sobre o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, enfatizando sua intenção de suprimir a lei que permite esse tipo de denúncia.

"O governo federal alemão dará sua autorização neste caso", anunciou Merkel, acrescentando que será colocada em andamento uma reforma do código penal para suprimir o artigo 103, que castiga os insultos contra representantes de Estados estrangeiros com penas de até três anos.


O artigo só pode ser aplicado com a aprovação do governo federal alemão.

Ancara formalizou um protesto depois que o popular comediante Jan Boehmermann recitou um poema no qual afirma que Erdogan mantém relações sexuais com cabras e ovelhas, e o chamava de pedófilo.

Merkel, que já classificou o poema de "deliberadamente insultante", prometeu que o processo da Turquia será estudado cuidadosamente, apesar de a Constituição alemã garantir a "liberdade de expressão na academia e, por conseguinte, nas artes".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação