Mundo

Cinco anos depois, CIA tuíta caça a Osama Bin Laden "ao vivo"

Sob a hashtag #UBLRaid, publicou uma série de tuítes sobre o desenrolar da operação na noite de 1º de maio de 2011

Agência France-Presse
postado em 02/05/2016 12:44
Washington, Estados Unidos - Cinco anos depois da morte de Osama Bin Laden no ataque militar contra sua casa no Paquistão, a CIA lembrou este aniversário com um relato da operação no Twitter. "Para destacar o quinto aniversário da operação Osama Bin Laden em Abbottabad, vamos relatar a incursão com tuítes como se estivesse ocorrendo hoje", escreveu a agência em sua conta da rede social, @CIA.

[VIDEO1]

Sob a hashtag #UBLRaid, publicou uma série de tuítes sobre o desenrolar da operação na noite de 1; de maio de 2011, entre eles um com a famosa foto do presidente Barack Obama após a operação junto a funcionários de alto escalão americanos na sala de crise da Casa Branca, a chamada "Situation Room".

"1:51 PM EDT - Helicópteros decolam do Afeganistão em direção a Abbottabad no Paquistão #UBLRaid", disse um dos tuítes. "3:30 PM EDT - 2 helicópteros aterrissam sobre o complexo em Abbottabad no Paquistão. 1 se acidenta, mas o ataque continua sem atrasos ou feridos #UBLRaid", relatou outro tuíte. Minutos mais tarde: "3:39 PM EDT - Osama bin Laden encontrado no terceiro andar e morto #UBLRaid".

[SAIBAMAIS]O relato da CIA gerou diversas reações na rede social, nem todas positivas. "@CIA Relataremos Hiroshima em 6 de agosto também?", perguntou o usuário Kris Knight. "Não têm coisas mais importantes a fazer, como capturar pessoas más, ou invadir secretamente nossa privacidade, ou algo assim?", tuitou Amber V.



Mas outros aprovaram a iniciativa de comunicação da CIA. "Ao ler o relato da @CIA no Twitter #UBLRaid hoje, me lembrei de como estou orgulhoso dos homens e das mulheres que fazem o que fazem. Obrigado", escreveu o usuário Toby Knapp.

Al Bagdadi na mira
Desde que apareceu no Twitter, em fevereiro de 2014, a agência de inteligência americana publicou 1.662 tuítes e conta com 1,33 milhão de seguidores. "Somos a primeira linha de defesa da nação. Conseguimos o que outros não podem conseguir e vamos onde outros não podem ir", escreve a agência em sua apresentação nesta rede social.

Em meio ao relato no Twitter, o diretor da CIA, John Brennan, estimou no domingo que a eliminação do líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al Bagdadi, teria um grande impacto. "Destruímos uma grande parte da Al-Qaeda. Não foi completamente eliminada. Portanto devemos seguir atentos ao que pode fazer. Agora, com o novo fenômeno do (EI), isso será um desafio", advertiu Brennan no canal de televisão americano NBC.

Quando o jornalista do programa perguntou se o líder do grupo EI havia se tornado tão importante quanto Bin Laden foi em certa época, o chefe do serviço de inteligência respondeu: "É importante, e vamos destruir o EI, não há nenhuma dúvida". "Se pegarmos Bagdadi, acredito que isso terá um grande impacto na organização. E será sentido por eles", estimou Brennan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação