Mundo

EUA denuncia interpretação "enganosa" do TTIP após publicação de documentos

A organização ambientalista Greenpeace publicou nessa segunda-feira (02/05) documentos confidenciais do projeto de acordo que confirmam, segundo a ONG, que permitirá a desrregularização generalizada nos âmbitos da saúde, do clima e do meio ambiente em benefício das grandes empresas

Agência France-Presse
postado em 02/05/2016 13:25



Washington, Estados Unidos - Os Estados Unidos denunciaram nessa segunda-feira (02/05) as interpretações "enganosas" sobre o tratado de livre-comércio que pretende assinar com a União Europeia (TTIP), após a revelação de documentos confidenciais do acordo, e garantiram que o acordo não prejudicará as regras de proteção sanitária e ambiental.

"As interpretações que são feitas desses documentos parecem ser, no melhor dos casos, enganosas, e no pior, totalmente erradas", declarou um porta-voz da Representação americana de Comércio Exterior (USTR), em negociação com a Comissão Europeia.


A organização ambientalista Greenpeace publicou nessa segunda-feira documentos confidenciais do projeto de acordo que confirmam, segundo a ONG, que permitirá a desrregularização generalizada nos âmbitos da saúde, do clima e do meio ambiente em benefício das grandes empresas.

"O TTIP preservará, e não prejudicará, nossos importantes padrões de proteção do consumidor, da saúde e do meio ambiente, e dispõe que Estados Unidos e UE trabalhem juntos para elevar esses padrões no mundo", disse o porta-voz do USTR em um comunicado.

Na manhã desta segunda-feira, a Comissão Europeia lamentou os "mal entendidos" e tentou acalmar a preocupação da sociedade civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação