Mundo

Obama se mostra indeciso sobre possível visita a Hiroshima

A princípio, Obama visitará o centro do Japão no final de maio para um encontro do Grupo dos Sete

Agência France-Presse
postado em 02/05/2016 18:29


Washington, Estados Unidos - A Casa Branca ainda analisa se Barack Obama irá a Hiroshima, no que seria a primeira visita de um presidente americano a uma das duas cidades japonesas atacadas pelos Estados Unidos com a bomba atômica.

"Estamos colocando muito empenho no planejamento desta viagem", disse o secretário de Imprensa da Casa Branca, Josh Earnest.

"O presidente já foi ao Japão três ou quatro vezes, e sempre que esteve lá surgiu este tema, que analisamos em cada ocasião", recordou o funcionário.

A princípio, Obama visitará o centro do Japão no final de maio para um encontro do Grupo dos Sete.

No mês passado, o secretário de Estado, John Kerry, se tornou o funcionário americano de maior graduação a visitar Hiroshima.



Na ocasião, Kerry se disse "profundamente comovido" com a visita e acrescentou que Hiroshima foi "um marco devastador que interpela toda a sensibilidade de um ser humano".

"Todos deveriam vir a Hiroshima, e quando digo todos, me refiro a todos", declarou Kerry, abrindo as especulações sobre a visita de Obama.

O Japão tem proposto aos líderes mundiais que visitem Hiroshima e Nagasaki para ver os horrores das armas atômicas e se unam no combate ao armamento nuclear.

Mas uma visita de Obama pode irritar a oposição nos Estados Unidos, além dos militares cujos predecessores obedeceram a ordem de lançar as bombas.

A eventual visita ocorreria em um momento especialmente sensível: no ano do 75; aniversário do ataque a Pearl Harbor, em dezembro de 1941, o que provocou a declaração de guerra dos EUA ao Império japonês.

Earnest assinalou que Obama não acredita que os Estados Unidos devam desculpas ao Japão pelo lançamento das bombas nucleares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação