Mundo

UE dá isenção de vistos aos turcos e multará para quem rejeitar refugiados

Medidas fazem parte de uma revisão do sistema de asilo adotado pelos países

Agência France-Presse
postado em 04/05/2016 10:48
Bruxelas, Bélgica - A Comissão Europeia deu seu aval nesta quarta-feira (4/5), com condições, à isenção de vistos para a Turquia e propôs, como parte de uma revisão do sistema de asilo, aplicar multas aos países que se recusarem a cumprir as cotas de solicitantes de asilo.

Grupo de imigrantes em vila próximo a Grécia

[SAIBAMAIS]A isenção de vistos aos turcos ainda deve ser debatida no Parlamento Europeu e pelos Estados membros. Além disso, depende do cumprimento por parte de Ancara dos 72 critérios exigidos por Bruxelas. A medida permitiria viagens de mais de 80 milhões de turcos, a turismo ou por motivos familiares, no espaço Schengen por um prazo inferior a 90 dias.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou que Ancara deve completar até o fim de junho cinco critérios de sete que ainda estão pendentes.



A isenção de vistos era uma das condições de Ancara para implementar o polêmico acordo migratório anunciado em março com a União Europeia (UE), que estipula a expulsão de todos os refugiados que chegam à Grécia pelo Mar Egeu para a Turquia.

De acordo com Timmermans, o acordo "claramente deu resultados", pois são registradas "menos de 100 chegadas por dia às ilhas gregas, contra milhares" há alguns meses.

Entre os critérios que a Turquia ainda precisa cumprir, Timmermans citou uma luta maior contra a corrupção, a negociação de um acordo com a Europol e a revisão da legislação do país sobre o terrorismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação