Mundo

Colômbia apreende 8 toneladas de cocaína, maior apreensão no país

A droga pertencia a um grupo criminoso conhecido pelo nome Clan Úsuga, o maior da Colômbia

postado em 16/05/2016 12:03
Pelo menos oito toneladas de cocaína foram aprendidas nesta segunda-feira (16/5) pela polícia colombiana no noroeste do país. Trata-se da maior apreensão da história do país, disse o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

A droga pertencia a um grupo criminoso conhecido pelo nome Clan Úsuga, o maior da Colômbia, e foi encontrada em Turbo, município do departamento de Antioquia, na região de Urabá, informou o Ministério da Defesa colombiano.

;Parabenizamos a Polícia da Colômbia. A operação em Turbo permitiu apreender a maior quantidade de droga na história;, disse Santos em sua conta da rede social Twitter.

[SAIBAMAIS]De acordo com a polícia, os traficantes esconderam a cocaína em um depósito subterrâneo (6,5 metros de comprimento, 3,5 metros de largura e 2,5 metros de profundidade), cujo interior estava forrado com madeira e o acesso coberto com uma tampa de cimento.



A operação começou na tarde de sábado e terminou hoje, com o apoio de aeronaves da polícia, que encontraram o esconderijo. A polícia nacional colombiana, apoiada por helicópteros Black Hawk, entrou na propriedade e fez a apreensão.

A droga pertencia ao "número dois" do Clan Úsuga, Roberto Vargas Gutiérrez, conhecido por "Gavilán". O governo colombiano oferece 500 milhões de pesos (cerca de US$ 167 mil) de recompensa pela captura de Gavilán, indicou o mesmo comunicado.

De acordo com a polícia, a cocaína estava pronta para ser transportada, pelo mar do Caribe, para a América Central, de onde deveria seguir, provavelmente, para os Estados Unidos. Na operação policial foram detidas três pessoas, cujos antecedentes criminais estão sendo averiguados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação