Mundo

Alpinista indiano morre no Everest; dois desaparecidos

O indiano é a quinta vítima fatal de 2016 durante expedições no Himalaia

Agência France-Presse
postado em 23/05/2016 09:33
O indiano é a quinta vítima fatal de 2016 durante expedições no Himalaia
Katmandu, Nepal -
Um alpinista indiano morreu durante a descida do monte Everest e dois colegas da vítima estão desaparecidos, anunciou nesta segunda-feira a agência que organizou a expedição. O indiano é a quinta vítima fatal de 2016 durante expedições no Himalaia.

Ele havia alcançado no sábado o topo da maior montanha do planeta, de 8.849 metros, mas perdeu a consciência durante a descida do escalão Hillary, uma passagem vertical de gelo, e faleceu no domingo.

O alpinista integrava um grupo de quatro indianos que perderam o contato com a agência no sábado à tarde, informou Loben Sherpa, da empresa Trekking Camp Nepal.
do

Os funcionários da agência conseguiram manter contato com ele e outro integrante da expedição, Sunita Hazra, no domingo para ajudá-los a chegar ao Campo 3. Mas o paradeiro dos outros dois alpinistas ainda é desconhecido. "Morreu quando os guias o transportavam", disse Loben Sherpa à AFP. "Enviamos um helicóptero para transportar Sunita. Não temos nenhuma notícia dos outros dois".

Mais de 350 alpinistas, 140 deles estrangeiros, conseguiram alcançar este ano o topo da maior montanha do planeta, após dois anos marcados por catástrofes mortais. Mas nos últimos dias, quatro alpinistas morreram no Himalaia.

Um holandês e uma australiana faleceram durante a descida na semana passada. Um guia nepalês morreu na quinta-feira passada depois de escorregar e cair de 2.200 metros no monte Lhotse, a quarta maior montanha do mundo. Outro alpinista indiano faleceu depois de ficar doente durante a descida do monte Dhaulagiri.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação