Mundo

Briga em acampamento de migrantes na França deixa 40 feridos

A confusão começou durante a distribuição de refeições no abrigo

Agência France-Presse
postado em 27/05/2016 10:14
A confusão começou durante a distribuição de refeições no abrigo

Cerca de 40 pessoas ficaram feridas na quinta-feira, em Pas-de-Calais, norte da França, em uma briga entre mais de 200 refugiados afegãos e sudaneses instalados no que ficou conhecido como "a Selva".

De motivação ainda desconhecida, a confusão explodiu por volta das 16h00 (11h00 de Brasília) durante a distribuição de refeições no abrigo Jules Ferry, segundo a prefeitura local. A briga se estendeu a um centro de acolhida provisório próximo, informou uma fonte policial.

O número "subiu para 40 vítimas, incluindo 13 que precisaram ser levadas ao centro hospitalar de Calais", indicou a prefeita Fabienne Buccio durante uma coletiva de imprensa na quinta à noite.

"Três pessoas foram feridas mais seriamente e uma delas levou uma facada", explicou.

Entre os feridos: 33 migrantes, dois agentes e cinco membros da associação ;Vida Ativa;, que gerencia o centro Jules Ferry e o Centro de Acolhimento Provisório (CAP). Uma mulher foi ferida gravemente após ser atingida no rosto por um projétil, acrescentou Buccio.

"Foram usadas, principalmente, armas brancas. Trata-se, principalmente, de pauladas, e há um ferimento a faca", afirmou a prefeitura do departamento.

A situação se estabilizou no fim do dia, completaram as autoridades locais.

Cerca de 4.000 migrantes, segundo a prefeitura, e 5.000, de acordo com as associações, vivem hoje na "Selva" de Pas-de-Calais e seus arredores, na esperança de conseguir chegar à Grã-Bretanha.

As tensões são frequentes, e várias brigas já aconteceram no local, onde vivem refugiados das mais diversas origens. A maioria é proveniente de Síria, Afeganistão e Sudão.

Em meados de março passado, 19 migrantes ficaram feridos em uma briga, também entre refugiados sudaneses e afegãos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação