Mundo

Autoridades paquistanesas querem autorizar homens a bater nas esposas

A proposta é uma reação à legislação progressista aprovada recentemente pela província de Pendjab, que concede mais direitos e proteções às mulheres

Agência France-Presse
postado em 27/05/2016 13:59

Islamabad, Paquistão - Uma proposta de líderes religiosos paquistaneses para que os homens sejam autorizados a bater em suas esposas despertou indignação entre internautas nesta sexta-feira (27/5).

O Conselho da Ideologia Islâmica (CII) apresentou nesta semana seu projeto de lei, que permitiria, por exemplo, que um homem possa agredir sua esposa caso ela se recuse a manter relações sexuais sem justificativa religiosa.

A proposta é uma reação à legislação progressista aprovada recentemente pela província de Pendjab, que concede mais direitos e proteções às mulheres.



"Um homem deve ser autorizado a bater em sua mulher se ela recusar suas ordens, recusar se vestir como quiser, declinar aos pedidos de relação sexual sem justificativa religiosa, e não se banhar depois de manter relações sexuais ou quando estiver menstruada", diz o projeto de lei citado pela imprensa local.

O principal jornal em língua inglesa do país, Dawn, publicou um artigo satírico, fazendo um jogo de palavras com o verbo "sacudir", que pode ser interpretado também como "bater".

O jornal publicou uma lista de coisas que podem ser "sacudidas", como uma embalagem de ketchup.

O projeto do CII, cujo papel é aconselhar os parlamentares, também foi criticado pela Comissão de Direitos Humanos, que o classificou de "ridículo" e pediu que essa comissão de islamitas seja dissolvida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação