Mundo

Pyongyang ameaça Seul com represálias após incidente no mar Amarelo

Agência France-Presse
postado em 28/05/2016 09:59
A Coreia do Norte ameaçou neste sábado (28/5) a Coreia do Sul com "impiedosos ataques de represália" depois que a marinha sul-coreana realizou disparos de advertência contra dois barcos norte-coreanos perto da fronteira marítima em disputa no mar Amarelo.

De agora em diante, a Coreia do Norte abrirá fogo, sem advertência prévia, contra qualquer barco sul-coreano que entre, "ainda que seja 0,001 milímetro", na zona marítima em disputa, disse o Estado Maior Geral do Exército Popular da Coreia do Norte em um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.

Leia mais notícias em Mundo


Um navio militar sul-coreano realizou na sexta-feira disparos de advertência contra uma patrulha e um navio de pesca norte-coreanos que haviam cruzado a fronteira marítima ocidental entre os dois países, segundo Seul.

Pyongyang não reconhece esta fronteira de fato, que afirma ter sido estabelecida unilateralmente pela ONU após a guerra da Coreia (1950-1953).

O Estado Maior norte-coreano exigiu desculpas de Seul, considerando a ação de seu vizinho uma "imprudente provocação militar" que pode levar a região "à beira da explosão", segundo o comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação