Mundo

Egito pede ajuda a empresa francesa para encontrar caixas-pretas de A320

Sinal de emergência da aeronave teria sido detectado

Agência France-Presse
postado em 28/05/2016 14:18

O Egito pediu ajuda a uma empresa francesa para encontrar as caixas-pretas do Airbus A320 que caiu no Mediterrâneo em 19 de maio, em circunstâncias ainda não esclarecidas, de acordo com o ministério da Aviação Civil.

O ministério também informou sobre a detecção de um sinal de emergência emitido pelo avião, o que poderia ajudar a reduzir a área de buscas.

O ministério anunciou na sexta-feira que assinou um acordo com "Deep Ocean Pesquisa (DOS, com sede em Paris) para conduzir as buscas pelas duas caixas-pretas do A320".

Leia mais notícias em Mundo


DOS, que opera "diariamente" em águas muito profundas de até 6.000 metros, dispõe de um navio que emite sinais (ou "pings") das caixas-pretas e também é equipado com um robô capaz de mapear o fundo e recuperar as caixas-pretas.

O Airbus A320, que fazia o trajeto Paris-Cairo com 66 pessoas a bordo, desapareceu dos radares em 19 de maio, e seus destroços foram recuperados ao longo da costa egípcia.

"A Comissão de inquérito recebeu informações de satélite indicando que um sinal ELT do avião foi detectado, e transmitiu as coordenadas" às equipes de investigação, indicou ainda neste sábado o ministério egípcio.

O Escritório de Investigação e Análise (BEA) francês afirmou na quinta-feira em um comunicado que as buscas submarinas para localizar as caixas e destroços começariam "nos próximos dias".

De acordo com o BEA, as operações vão começar com a chegada no "Laplace" da Marinha Francesa, que partiu na quinta-feira da ilha de Córsega. O navio está equipado com três Detectors 6000 da sociedade francesa Alseamar, um "sistema imerso para ouvir e localizar o sinal das caixas-pretas", acrescentou.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação