Mundo

Caixas pretas do voo da Egypt Air começam a ser procuradas em 12 dias

postado em 29/05/2016 12:30
As caixas pretas do voo Paris-Cairo da Egypt Air, que caiu no mar Mediterrâneo com 66 pessoas a bordo, só vão poder ser procuradas dentro de 12 dias, o tempo que a embarcação especializada precisa para chegar ao local.

O Aibus A320 desapareceu dos radares na noite de 19 de maio, no mar Mediterrâneo, entre Creta e a costa norte do Egito, por causas ainda desconhecidas.

A hipótese de atentado foi perdendo terreno para a possibilidade de acidente causado por motivos técnicos, tendo em conta os alertas automáticos emitidos pela aeronave de dois em dois minutos antes da queda, a fumaça de sinalização no cockpit e uma falha no computador dos comandos.

Egito e França assinaram acordos com duas empresas francesas especializadas em fazer buscas em águas profundas, já que entre as vítimas do acidente estão 40 cidadãos egípcios e 15 franceses, além da tripulação.

De acordo com fonte próxima da investigação, que pediu para não ser identificada, cada uma das empresas vai ter uma missão específica, sendo que uma vai localizar as caixas negras e outra tem como missão resgatá-las.

Só com a análise aos registros de voo, nas caixas pretas, será possível saber quais foram as causas do acidente.

Leia mais notícias de Mundo

O tempo para encontrar as caixas pretas começa a esgotar-se, já que os gravadores de voo têm capacidade para emitir um sinal durante "quatro a cinco semanas" antes de ficar sem bateria.

A mesma fonte adiantou, também, que o navio especializado partiu do mar da Irlanda no sábado e deverá chegar ao local dentro de 12 dias, depois de passar por Alexandria para recolher investigadores egípcios e franceses.

Estas informações foram confirmadas por outras fontes próximas da investigação, que justificam a demora com o facto de a zona de pesquisa ter cerca de 3 mil metros de profundidade e estar localizada a cerca de 290 quilómetros da costa egípcia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação