Mundo

Gary Johnson tem candidatura do partido Libertário para eleições americanas

Em 2012, ele teve 1% dos votos

Agência France-Presse
postado em 29/05/2016 15:51
Gary Johnson, o ex-governador republicano do Novo México, foi eleito neste domingo (29/5) candidato presidencial do Partido Libertário, pequena formação que pode fazer a diferença nas eleições presidenciais de 8 de novembro.

Johnson foi eleito na convenção de seu partido em Orlando, na Flórida, e disse que ganhará votos de um eleitorado desiludido em virtude de sua honestidade. "Eu digo a verdade. Não sou um mentiroso", declarou.

Leia mais notícias de Mundo

Johnson já levantou essa bandeira em 2012, quando obteve somente 1% dos votos. Mas neste ano, contudo, o cenário é diferente: Johnson tem a seu favor o caos provocado pela vitória de Donald Trump nas primárias republicanas e os problemas de imagem da democrata Hillary Clinton.

Nos Estados Unidos, a corrente libertária ("libertarian" em inglês) é pequena, porém persistente. É a favor da liberdade individual e da redução do papel do Estado federal na economia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação