Mundo

Assinaturas para revocatório contra Maduro são fraudulentas, diz chavismo

"Calculamos que mais de 40% das assinaturas geram eventos alheios ao regulamento eleitoral", assegurou Jorge Rodríguez

Agência France-Presse
postado em 29/05/2016 17:59
O governo venezuelano denunciou neste domingo que mais de 40% das assinaturas entregues pela oposição para realizar um referendo revocatório contra o presidente Nicolás Maduro são "fraudulentas". "Calculamos que mais de 40% das assinaturas geram eventos alheios ao regulamento eleitoral e, portanto, são fraudulentas", assegurou Jorge Rodríguez, chefe de uma comissão designada por Maduro para monitorar o processo que impulsionado pela oposição.

No dia 2 de maio, a coligação opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) entregou 1,8 milhão de assinaturas ap Conselho Nacional Eleitoral (CNE), nove vezes mais do que as requeridas para solicitar a ativação do referendo. O deputado opositor Julio Borges anunciou que nesta terça-feira os delegados da MUD se reunirão com a direção do CNE para dialogar sobre o processo para que aproximadamente 200.000 pessoas validem suas assinaturas com a impressão digital.

[SAIBAMAIS]O CNE antecipou que a revisão das assinaturas terminará na quinta-feira. Se elas forem certificadas, as máquinas biométricas serão utilizadas para a validação. Se o CNE não anunciar na quarta-feira as datas e os locais para esse procedimento, "mobilizaremos" todas as sedes do organismo eleitoral, advertiu o líder opositor Henrique Capriles no Twitter.

Leia mais notícias em Mundo

Caso o processo de referendo seja instalado, a oposição terá de coletar assinaturas equivalentes a 20% do registro eleitoral (3.959.560), que deverão ser recolhidas em um período de três dias junto com suas respectivas impressões digitais. Cumprido o requisito, o CNE fixará uma data para o referendo revocatório, em que a oposição precisará superar os 7,5 milhões de votos obtidos por Maduro em 2013, quando foi eleito para um mandato de seis anos, até 2019.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação