Mundo

Incêndios no Canadá: 9 mil moradores de Fort McMurray tardarão a voltar

Para a maioria dos 100 mil retirados de Fort McMurray no início de maio, em meio a um gigantesco incêndio florestal, a volta à cidade continua programada para a partir de 1º de junho

postado em 30/05/2016 19:31
As emanações tóxicas nos bairros devastados pelas chamas em Fort McMurray, na província canadense de Alberta, obrigaram as autoridades a adiar o regresso de quase 9 mil moradores da cidade.

Para a maioria dos 100 mil retirados de Fort McMurray no início de maio, em meio a um gigantesco incêndio florestal, a volta à cidade continua programada para a partir de 1; de junho, disse nesta segunda-feira a primeira-ministra de Alberta, Rachel Notley.

Nos três bairros mais destruídos - Beacon Hill, Waterways e Abasand - o retorno às 500 casas não atingidas foi adiado, do mesmo modo que em Anzac, mais ao sul.

Uma vala de 30 km foi cavada para isolar a zona calcinada pelo fogo em Fort McMurray, a espera da retirada dos escombros e da reconstrução dos bairros.

Além dos 9 mil moradores dos quatro bairros, as autoridades pedem que as pessoas com problemas respiratórios, crianças com menos de sete anos e idosos adiem seu retorno a Fort McMurray.

O hospital da cidade estará plenamente operacional no dia 21 de junho e o aeroporto deve ser aberto após 10 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação