Mundo

Centenas de famílias serviriam de escudos humanos ao EI em Fallujah

Agência France-Presse
postado em 31/05/2016 20:02
A Organização das Nações Unidas (ONU) teme pelo destino de 300 a 400 famílias iraquianas, que podem ter sido tomadas como escudos humanos pelo grupo Estado Islâmico (EI) na cidade de Fallujah (centro).

Há uma semana, as forças iraquianas tentam recuperar essa cidade dos extremistas.

Responsáveis da ONU receberam "informações de que famílias estão reunidas no centro da cidade pelo Daesh [acrônimo do EI em árabe] e não são autorizadas a deixar o lugar", disse à imprensa a enviada adjunta da ONU para o Iraque, Lise Grande.

"Isso permite pensar que o Daesh poderia utilizá-los, ou teria a intenção de utilizá-los, como escudos humanos", acrescentou.

Essas famílias "estarão em grande perigo, se começar um combate militar", advertiu.

Apoiadas pela Aviação da Coalizão Internacional liderada pelos Estados Unidos e conduzidas pela Unidade de elite iraquiana antiterrorismo, as forças governamentais entraram na segunda-feira (30), na periferia de Fallujah, no oitavo dia de ofensiva para retirar o EI dessa cidade situada 50 km ao oeste de Bagdá.

Para os especialistas, essa batalha se anuncia longa e difícil, já que o grupo radical está instalado em Fallujah desde janeiro de 2014, quando conquistaram a cidade, um dos principais feudos extremistas no Iraque junto com Mossul (norte).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação